Essas pessoas possuem diferentes: idades, personalidades, gostos, opiniões, talentos, pensamentos e comportamentos, o fato é que em algum momento toda essa diversidade sob o mesmo teto pode acabar ocasionando vários conflitos. Saber lidar com conflitos bem como tentar solucioná-los requer um esforço muito grande de cada membro familiar.
A família deve procurar ajuda profissional, quando os conflitos se tornam recorrentes e intensos, nos quais deixam de ser saudáveis nesta relação familiar.
A Terapia Cognitiva Comportamental (TCC) irá atuar nos pensamentos, nas crenças, nas emoções e comportamentos. É importante que se trabalhe nesta interrelação o Autoconhecimento, a empatia , o estabelecimento das hierarquias, regras, limites para que cada um dos membros possa reconhecer e identificar mudanças de cognição e comportamentos necessárias para o convívio saudável.
A Proposta de intervenção é baseada em técnicas que faça com que cada membro se reconheça e perceba que as diferenças podem existir de forma positiva, e existem em todos os relacionamentos. Mas que o mais importante é saber como interpretá-las sempre respeitando a opinião do outro, refletindo, reconhecendo seus erros, suas responsabilidades.
“A família representa a união entre pessoas que possuem laços sanguíneos, de convivência e baseados no afeto. Segundo a Constituição brasileira, o conceito de família abrange diversas formas de organização fundamentadas na relação afetiva entre seus membros”.
Para: Adolescentes, Adultos, Idosos e Familiar. Independentemente da idade, ou melhor, da fase de vida em que estamos, é fundamental ter equilíbrio e inteligência emocional, para lhe darmos com as adversidades do dia a dia.
Viver em família é saber conviver com as diferenças de cada membro familiar